...

.
.
.
.
.
.
.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

No mês junho tem:


No mes de junho o Estação Cinema-Recuperando os Trilhos vai apresentar a mostra Sonhadores
O tema é uma homenagem a arte francesa, Novelle Vague, que teve enorme influencia na história do cinema, diga-se de passagem, que foi este movimento que motivou  a carreira de Milton Nascimento, Marcio Borges, Glauber Rocha, Ruy Guerra, Arnaldo Jabor, dentre outras 7 maravilhas que há no Brasil e do mundo: Stanley Kubrick, Federico Felline, Vittorio de Sica, Ingmar Bergman...

os diretores:
Godard, Truffaut, Alain Resnais, Jacques Rivette, Eric Roh, Claude Charbol


André bazin:
A Nouvelle Vague foi influenciada por Andre Bazin, critico do Cahiers du Cinéma. 
Bazin nadava contra a corrente: enquanto a teoria cinematografia Formalista (Einsenstein) pregava a forma e a distancia segura da realidade; Bazin gritava pelo cinema de autor (no caso diretor), comprometido com a realidade, que rompesse com as convenções instituída,  “o cinema do papai” (le cinema de papa), isto é, as produções insuportavelmente conservadoras do cinema francês e estabelecesse um contraponto estilístico ao cinema comercial produzido por Hollywood.
Bazin foi pai adotivo do cineasta Truffaut. Morreu pouco antes do lançamento do filme que daria inicio ao movimento da Nouvelle Vague:
Os Incompreendidos.


Movimento cineclubista na França:
Os filmes da Nouvelle Vague eram exibidos nas Cinémathèques Française, cineclubes franceses, de onde o grande movimento de 68, motivado por esses filmes, retirou forças e engrossou o caldo.

Os sonhadores:
Os Sonhadores é o nome do filme do Bernardo Bertolucci, cineasta italiano que vivia na França durante o ano de 68 e era freqüentador assiduo da Cinémathèque. Bertolucci participou do movimento de 68 e toda a sua obra foi influenciada pela Nouvelle Vague
OSonhadores é uma homenagem deste mestre do cinema aos mestres do cinema.




P.A.Z
A.M.O.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário